top of page

EWIS (ELECTRICAL WIRING INTERCONNECTION SYSTEM)

O Curso de EWIS (Electrical Wiring Interconnection System) tem como objetivos principais: 

  • Conhecer a utilização segura de EWIS, LRU (Line Replaceable Units), ferramentas, procedimentos de troubleshooting e medições elétricas.

  • Conhecer os manuais de manutenção de cablagens e saber como manusear nestes manuais.

  • Conhecer e diferenciar os tipos de inspeções, fatores humanos em inspeções, áreas zonais e danos típicos.

  • Conhecer as fontes de contaminação, materiais, limpeza e procedimentos de proteção.

  • Conhecer a correta identificação de diferentes tipos de cabos elétricos, os critérios de inspeção, a tolerância a dano, os procedimentos de reparação e de manutenção preventiva.

  • Conhecer os procedimentos para identificar, inspecionar e definir a reparação correta das fichas típicas encontradas nas aeronaves.

  • Demonstrar os procedimentos para substituição das fichas típicas encontradas nas aeronaves.

 

A formação de EWIS (Electrical Wiring Interconnection System) é estruturada por grupos de acordo com os seus destinatários:

Grupo 1 – Pessoal qualificado na realização de manutenção em EWIS. Estes técnicos realizam manutenção de sistemas de cablagens e a sua formação é baseada na descrição do seu trabalho e no seu trabalho efectivamente realizado. (Técnicos de Categoria B2 ou Técnicos com conhecimentos de Aviónicos).

Grupo 2 – Pessoal qualificado na realização de inspecções em manutenção de sistemas de cablagens. Estes técnicos realizam inspecções de EWIS (mas não de manutenção) e a sua formação é baseada na descrição do seu trabalho e no seu trabalho realizado. (Inspectores/Técnicos de Categoria B2).

Grupo 3 – Pessoal qualificado na realização de engenharia em cablagens e sistemas de aviónicos de aeronaves em operação. Este pessoal está autorizado a efectuar projectos de engenharia em instalações, modificações e reparações em EWIS (Eng. Eletrotécnicos/Aviónicos).

Grupo 4 – Pessoal qualificado na realização geral de manutenções/inspecções que não envolvam manutenção de cablagens (LRU não é considerada manutenção de cablagens). Estes técnicos realizam manutenção em aeronaves que podem exigir a remoção/reinstalação de sistemas elécricos. (Inspectores/Técnicos de Categoria A ou B1).

Grupo 5 – Pessoal qualificado na realização de outro tipo de engenharia ou no trabalho de planeamento na operação de aeronaves. Estes funcionários estão autorizados a conceber mecânica ou estruturalmente, os sistemas de instalações, modificações e reparações, ou a planear tarefas de manutenção.

Grupo 6 – Outro pessoal de serviço com funções de proximidade com o EWIS. Estes funcionários são pessoas cujas funções podem ter ligações/visualização de sistemas de cablagem de avião. Estas funções podem incluir, mas não se limitam a pessoal de:

 

limpeza de aviões, carga, reabastecimento, instalações sanitárias, degelo ou reboque.

Grupo 7 – Tripulação de voo (pilotos, copilotos, eng. de voo).

Grupo 8 – Assistentes de bordo.

 

Nº de horas de formação:

  • Grupos 1, 2, 3 [É necessário uma componente prática]: 12H (Curso Completo) ou 6H (Curso de Refrescamento);

  • Grupos 4; 5 [Contém apenas uma componente teórica]: 8H (Curso Completo) ou 4H (Curso de Refrescamento);

  • Grupos 6, 7, 8 [É necessário uma componente prática]: 4H (Curso Completo) ou 2H (Curso de Refrescamento).

 

Público-alvo:

  • Técnicos de manutenção, engenheiros, gestores de programas de manutenção, tripulação, assistentes de bordo, outros profissionais que exerçam funções directamente relacionadas com a operação de aeronaves.

bottom of page